Dívida Líquida do Setor Público – Setembro de 2012





Segundo informações publicadas pelo Banco Central nesta terça-feira, dia 30 de outubro, a dívida líquida do setor público ficou estável em 35,3% do Produto Interno Bruto no mês de setembro deste ano. As dívidas líquidas do Governo Federal, dos Municípios e dos Estados Brasileiros, ficaram em R$ 1,534 trilhões.

Na comparação com a dívida líquida do ano de 2011, esse resultado apresenta uma redução de um ponto percentual do produto interno bruto. Ainda de acordo com as informações do Banco Central, a redução da dívida líquida do setor público foi ajudada pela realização do superávit primário no período. O superávit das contas do governo é o montante de dinheiro economizado pela administração pública frente sua arrecadação fiscal e o conjunto de seus gastos. O Banco Central notificou ainda que a trajetória de queda da taxa cambial em 8,3% neste ano contribuiu ainda para redução do montante da dívida.




De acordo com a nota do BC, a dívida bruta total da União (que conta com o Governo Federal, Estados e Municípios) está em R$ 2,542 trilhões. Este valor representa um percentual de 58,5% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Fonte: Diário do Grande ABC


Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *