Governo Federal deve reativar Portobrás





O governo federal deve recriar uma instuição para controlar e planejar o setor portuário no Brasil. Essa informação decorre das prévias de notícias sobre o plano do governo federal para os portos que deve ser anunciado pelo Palácio do Planalto em novembro.

A nova instituição deverá ter uma estrutura centralizada em Brasília e deve ser uma empresa responsável pela confecção de contratos para a Companhias Docas Estaduais. Os contratos devem atender à reformas e novas instalações da companhia bem como em realizar investimentos de caráter emergencial na estrutura dos terminais portuários.




O plano dos portos do governo deve ser definido em reunião conjunto entre a presidenta da república Dilma Rousseff e Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil. De acordo com estudos técnicos do governo a antiga empresa Portobrás, que tomava conta do setor entre os anos de 1975 até o ano de 1993 tinha como vantagem sua estrutura centralizada. Essa característica deve se manter na nova empresa.

O setor portuário brasileiro vem sendo objetivo de diversas iniciativas do governo federal já há alguns anos. Os portos viram os investimentos sistemáticos na expansão e modernização serem estagnados desde o fim da Portobrás em 1993.


Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *