A presidenta da república Dilma Rousseff declarou no dia 25 de outubro, que um dos objetivos do seu governo é fazer o país virar uma potência pesqueira. A declaração foi feita durante o lançamento do Plano de Safra da Pesca e Aquicultura. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
Para Dilma, o país tem um enorme potencial no setor com os seus 8 mil quilômetros de costa marítima. Além de possuir 13% das reservas de água doce do mundo. Segundo ela, é como se o Brasil tivesse um enorme mar de água doce interno composto pelos reservatórios e açudes localizados em todas as bacias hidrográficas do país. Entretanto, apesar do grande potencial o Brasil não passa do 23º lugar no ranking mundial de produção pesqueira. Com o plano para o setor, o objetivo seria romper o descompasso entre o potencial natural do país e seus resultados objetivos de produção.
Com o plano de safra, o governo deve injetar investimentos no montante de R$ 4,1 bilhões com o foco em ampliar a aquicultura e modernizar os sistemas de pesca no território nacional. A meta do Governo Federal é alcançar 2 milhões de toneladas de pescado no ano de 2014. Segundo Dilma, é possível alcançar essa meta com os recursos investidos caso eles sejam gastos de maneira eficiente e produtiva.
Houve um ganho no processo de elaboração do plano de safra para a pesca de conscientização da importância do setor aquicultura e pesca, de acordo com a presidenta.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?