Bacen defende reforma do Sistema Financeiro Nacional

Sergio Odilon dos Anjos, do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, diz que sistema financeiro nacional necessita de reformas. Segundo Anjos, isso poderia aumentar a capacidade de liquidez das instituições. Ainda de acordo com o funcionário do BC, as instituições financeiras do país apresentam bons resultados em testes de estresse, mantendo sua solvência financeira.

De acordo com dados analisados do BC ,não preocupa a subida do crédito no país. A dívida bruta do país está em 98% do PIB, o que é considerado um “patamar confortável”, segundo Anjos. A dívida da zona do euro alcança 161% do PIB da região.

A reforma do sistema financeiro viria a garantir a liquidez das instituições no país. E seria parte de um esforça para evitar que “uma instituição financeira quebre", afirma o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do BC.

Alguns analistas recentemente expressavam sua preocupação com a expansão das carteiras de crédito no Brasil. Inclusive o FMI, em seu relatório sobre a estabilidade financeira global de setembro, alertava que a expansão de crédito no Brasil poderia vir a se tornar um epicentro de uma crise econômica no país.

Por Matheus Camargo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *