Pequim anunciou ontem à noite, dia 17 de outubro, que o crescimento do Produto Interno Bruto chinês caiu para 7,4% no acumulado de 2012. A queda do crescimento chinês é um resultado positivo, pois afastam as expectativas do mercado de que a manutenção da alta taxa de crescimento do país pudesse ser insustentável.
Segundo Wen Jiabao, primeiro ministro do país, o crescimento chinês deve ficar dentro do previsto para 2012, com uma taxa de 7,5%. Isso é um bom resultado após quase uma década de crescimento em taxas superiores a 10% ao ano. O vigoroso crescimento do país fez com que a China se tornasse a maior economia do mundo e com expectativas de se tornar a primeira economia superando os Estados Unidos daqui uma ou duas décadas.
As bolsas de valores orientais refletiram o resultado positivo do cumprimento da meta de crescimento da China e mantiveram uma média de alta de 0,7%, puxadas pelas ações das empresas de energia elétrica e construção civil.
Analistas afirmam que o cumprimento da meta de crescimento da China é muito positivo. Isso revela que o país consegue fazer frente a maré da crise econômica internacional, com uma taxa estável sem oscilações imprevistas.
Por Matheus Camargo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?