Pesquisa da ABECS, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, aponta que 75% da população economicamente ativa no Brasil já possui um cartão bancário, ou de crédito ou de débito.
Em 2008 a parcela da população que utilizava algum tipo de cartão em suas compras era de 68%. De acordo com a pesquisa atual em 2012 essa parcela chegará a 75%. Ainda segundo a Associação, o uso de papel moeda em espécie nas transações comerciais no país caiu para 38% contra uma subida de 23% nas transações financeiras com cartão de débito.
A ABECS realizou a pesquisa em parceria com o Datafolha e ela foi publicada em seu site. Avaliando a série histórica da pesquisa, que já está em sua quinta edição, o presidente da ABECS afirma que a tendência de crescimento de transações financeiras com cartão no Brasil deve continuar em 2013.
A pesquisa informa também que a forma de pagamento mais comum nos estabelecimentos comerciais são os cartões, com uma participação de 58% nas transações. De todos os meios de pagamento aquele que perdeu mais espaço foram os cheques, que apresentaram uma queda na participação de 7% para 3% em relação ao ano de 2008.
A pesquisa mostra ainda que o Brasil é o sétimo país no ranking mundial de transações financeiras com cartões de crédito em volume de dinheiro.
Por Matheus Camargo
Deixe um comentário