Segundo uma pesquisa feita pela Proteste Associação de Consumidores, as dívidas comprometem 42% da renda familiar dos brasileiros.
A análise foi feita com famílias dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com renda média de R$ 2.401.
Segundo o estudo, as famílias têm pelo menos 3 dívidas ativas. Porém, aproximadamente 23% das famílias têm 5 ou mais dívidas, sendo as maiores relacionadas a cartões de crédito, crediários em lojas, e parcelamento de faturas.
O endividamento é maior entre famílias da classe C, com 46,36% da renda comprometida. As famílias de classe A e B comprometem 35,10% da renda, e, por fim, as famílias de classe D comprometem 26%.
Segundo a pesquisa, o uso do cartão de crédito e o não pagamento integral da fatura são os responsáveis pelo endividamento das famílias da classe C, sendo que o gasto médio é de até R$ 500.
Aproximadamente 30% dos entrevistados afirmaram que não quitaram nenhuma dívida ainda.
De acordo com a Proteste, o “labirinto sem saída” das famílias começa quando é realizado um empréstimo para quitar outro e a dívida acaba não sendo liquidada.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?