Segundo o Dieese, o ICV (Índice de Custo de Vida) da cidade de São Paulo apresentou alta de 0,42% em julho. Em relação a junho (0,23%), esse resultado foi 0,19 ponto percentual maior. Os alimentos foram a grande influência para essa alta, com elevação de 1,11%.
As classes saúde (0,28%) e habitação (0,23%) também pressionaram a taxa. Já, os grupos vestuário (-0,23%), equipamento doméstico (-0,73%) e transporte (-0,07%) apresentaram variações negativas.
Todos os subgrupos do grupo alimentação apresentaram alta. Os produtos in natura e semielaborados registraram elevação de 1,38%, a alimentação fora do domicílio apresentou alta de 0,85%, e os produtos da indústria alimentícia ficaram com alta de 0,93%. Dentre os produtos in natura e semielaborados, os destaques foram para os legumes (alta de 20,07% nos preços). Já, as hortaliças subiram 8,46%.
A elevação do grupo habitação deve-se aos subgrupos locação, impostos e condomínio (0,03%) e operação do domicílio (-0,12%). Já, no grupo saúde, a grande influência foi a alta nos preços da assistência médica (0,3%).
No acumulado anual, o ICV registrou elevação de 3,86%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 6,37%.
Deixe um comentário