De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceira com o SPC Brasil, o número de consumidores inadimplentes apresentou a segunda alta consecutiva. O aumento chegou a 0,97%, quando comparado os meses de fevereiro de 2012 e 2011.
Segundo a Confederação, a pesquisa revela uma situação persistente de endividamento por parte da população nesses primeiros meses do ano.
Ainda segundo a instituição, duas variantes contribuíram para essa situação. A primeira variante corresponde à combinação das altas taxadas de juros e da retirada de incentivos para o consumidor, essa medida estava em vigor até meados do ano de 2011. A outra variante aconteceu no segundo semestre do ano passado, quando o crescimento econômico do país foi considerado abaixo do esperado devido à crise que atinge países europeus, ou seja, o agravamento da crise econômica mundial.
Outro ponto abordado pelo estudo foi com relação às vendas a prazo, que apresentaram uma queda superior a 5%, quando comparados os meses de fevereiro e janeiro desse ano.
Uma boa notícia para o setor foram os números referentes aos cancelamentos de registros, esse índice mede o crédito e sua recuperação no segmento de varejo. De acordo com o estudo, esse número foi positivo e fechou o mês com alta de 0,27%.
Por Joyce Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?