Seja para morar ou investir, o mercado imobiliário e a construção civil registraram surpreendente crescimento nos últimos anos, sobretudo pelas facilidades oferecidas pelos bancos e pelo Governo Federal para financiamento. Aliás, os preços continuam subindo. No entanto, os economistas registram hoje o que já parecia inevitável: uma desaceleração do crescimento.
Um dos índices que mede os preços é o FipeZap Composto. Ele registra o preço médio do m² de apartamentos das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e do Distrito Federal.
Em janeiro, o índice teve alta de 1,1% em comparação com o mês de dezembro. A mesma alta ocorreu em dezembro, com relação a novembro.
Isso indica uma desaceleração do crescimento e várias comparações sustentam a previsão. De setembro de 2010 a setembro de 2011, por exemplo, a variação acumulada foi de 30%. Já nos últimos doze meses (janeiro de 2011 a janeiro de 2012), o acumulado foi de 25,5%.
É claro que os índices variam de acordo com a região, pois há especificidades em cada uma delas, de acordo com a oferta e a procura.
Para conferir informações mais detalhadas sobre cada uma das regiões analisadas pelo FipeZap, clique aqui.
Por Géssica Valentini
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?