Já nesse primeiro mês de 2012 a pesquisa realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) chamada de Índice de Confiança do Consumidor mostrou que os brasileiros estão 3% menos confiantes na economia brasileira se comparado a dezembro do ano passado.
Em dezembro de 2011 o índice era de 119,6 pontos e agora caiu para 116 pontos.
A pesquisa mostra que o poder de compra dos brasileiros diminuiu nesse mês de janeiro, apenas 15,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar algum bem durável nos próximos seis meses, enquanto que em dezembro cerca de 19,5% pretendiam.
De acordo com a pesquisa da FGV, a quantidade de consumidores que avaliam a economia como boa caiu de 27,1% para 24,4%, o aumento foi daqueles que responderam que a economia está ruim, de 17% em dezembro para 18,4% nesse mês.
A queda da confiança se deu pela redução dos subíndices da Situação Atual (que teve um decréscimo de 2,3%) e das Expectativas (que caíram 3,4%). Tais resultados provam que os brasileiros não estão contentes com o aumento do custo de vida e que pretendem comprar menos coisas do que no ano passado.
Fonte: Fundação Getulio Vargas
Por Jéssica Posenato
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?