Utilizado em menor número em relação a cartões de créditos, o cheque ainda é uma das maneiras oferecidas pelo comércio na aquisição de bens. Pequenos hotéis e pousadas situadas em regiões interioranas dos Estados fazem uso dessa modalidade como garantia de pagamento quando o consumidor não porta "dinheiro vivo".
Levantamento realizado pela Equifax assinala que no mês passado 1.447.405 cheques foram devolvidos, baixa de 13,03% em comparação a dezembro de 2010. No confronto anual nova queda, mas de 16,60%.
Segundo Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, a diminuição sazonal nas vendas realizadas pelo comércio e o incremento da renda, além da inserção do 13º salário na economia e o período de férias, possibilitaram melhores condições de o consumidor honrar suas dívidas.
Contudo, Leite acredita que nos próximos meses poderá haver alta da inadimplência devido às medidas adotadas recentemente pelo Banco Central (BC) no que se refere às taxas de juros.
De acordo com a assessoria de imprensa da Equifax, o volume de títulos protestados cresceu 1% em janeiro sobre dezembro, mas em relação ao primeiro mês do ano passado ocorreu baixa de 9,86%.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?