Referente às famílias com ganhos entre um e 40 salários mínimos mensais, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), similar ao tradicional IPCA (a diferença está no período de coleta), apresentou variação de 0,76% neste mês, resultado serenamente superior ao 0,69% constado em dezembro.
No confronto anual nova alta, pois em janeiro do ano passado a taxa constatada ficou em 0,52%. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando-se em consideração os últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula índice positivo de 6,04%, também acima do período igualmente anterior, quando a entidade registrou variação 5,79%.
O maior impacto na alta do IPCA-15 foi decorrente, conforme previsões de especialistas, do avanço nas tarifas cobradas nos ônibus urbanos, que reteve variação de 1,77%, ou 0,07% como elemento individual no medidor. Outro motivador para o incremento, ainda no grupo Transportes, foi o etanol (variação de 4,31%).
De acordo com o IBGE, o índice da categoria Habitação passou de 0,51% no relatório anterior para 0,60% de agora. O grupo Alimentação e Bebidas agregou queda na taxa, para 1,21% neste mês, contra 1,84% em dezembro.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: IBGE
Deixe um comentário