O que é Energia Renovável?



  

O termo energia renovável tem no nome sua principal característica: ser inesgotável, pois independentemente da quantidade de utilização, o uso é renovável. Os avanços na última década foram consideráveis, com novidades frequentes sobre maneiras peculiares de gerar energia. Atualmente, entre os principais exemplos de energia renovável conhecidas e viáveis estão a solar, eólica, biogás e etanol.

Biogás: há quem considere o biogás como a fonte de geração de energia mais natural de todas. Isso porque ele é obtido a partir de lixo orgânico, como cascas de frutas e verduras geradas domesticamente e em estabelecimento comerciais, também excrementos de animais podem ser convertidos em gás. Atualmente, o biogás tem sido utilizado para a produção de energia elétrica e de biofertilizantes.

Eólica: ela é produzida utilizando cata-ventos que conseguem converter o vento captado pelas pás em energia elétrica. A energia eólica é uma forma de geração de energia limpa, porém ainda não é a mais utilizada, devido ao impacto visual e sonoro que podem causar, além da intermitência do vento que é prejudicial para a geração de energia.





Etanol: para produzir etanol é preciso promover a fermentação de amido e de outros açúcares. O etanol, também conhecido como álcool etílico, tem como características ser altamente inflamável e incolor, e é bastante utilizado em automóveis. O etanol é considerado renovável porque tem como matéria-prima diversas plantas cultivadas pelo homem, entre elas batata, beterraba, cana-de-açúcar, milho e mandioca.

Solar: para gerar energia solar é preciso instalar dos painéis solares fotovoltaicos, normalmente feitos de silício. Depois disso, sempre que a luz do sol atingir os painéis, de forma automática ela é transformada em eletricidade. Já é habitual ver residências e empresas fazendo uso desta alternativa, pois não é preciso dispor de um grande investimento para instalar os equipamentos.

Maximização da produção de energia renovável

A Novozymes, multinacional que tem em sua base princípios de sustentabilidade e biologia, trabalha com a pesquisa e desenvolvimento de soluções enzimáticas para maximizar a produção de biocombustíveis, como o etanol e o biogás. Com as enzimas da Novozymes a indústria consegue produzir mais, melhorar a qualidade dos biocombustíveis gerados e, ao mesmo tempo, economizar água e energia durante a produção. No site Bioblog (www.bioblog.com.br) estão disponíveis diversas informações e curiosidades sobre o universo de biosoluções da Novozymes.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *