A origem da Biologia



  

A Biologia é uma ciência que estuda a origem e características de todos os seres vivos, além da sua interação com o meio em que vivem. De maneira mais simplista, também é possível dizer que ela volta-se para o estudo da vida, pois a palavra Biologia é formada pelos termos gregos “bio” (“vida”) e “logos” (“estudo”).

Como a Biologia começou a ser estudada

Por ser uma das ciências mais antigas, não se sabe ao certo quando começou a ser explorada. Porém, o primeiro registro desse trabalho é do filósofo e naturista Aristóteles. Ainda no século IV a.C., ele estudou e fez classificações de animais quanto à presença ou não de sangue e observou a adaptação evolutiva de animais e plantas.

Já a palavra Biologia, foi primeiramente empregada em 1744 pelo cientista evolucionista Jean-Baptiste Lamarck. Seu trabalho serviu de influência para vários outros estudiosos, como Charles Darwin, autor da importante obra “A origem das espécies”.

Ao longo dos séculos, a Biologia mostrou ser uma área muito ampla, dialogando com a Medicina, Veterinária, Química, Tecnologia, Farmácia, etc. A partir disso, outras áreas mais específicas foram nomeadas: Fisiologia, Anatomia, Ecologia, Biotecnologia, Biologia molecular, Genética, entre outras.

A importância da Biologia

A Biologia é importante, porque é a partir dela que são feitas pesquisas para a manutenção e compreensão dos seres vivos e o ambiente em que estão inseridos. Por isso, ela se volta para questões ambientais e da saúde de maneira geral.





Desse modo, profissionais da área desenvolvem biossoluções e medidas para minimizar problemas, como: emissão de gases poluentes, desmatamento, acúmulo de lixo, poluição, uso de substâncias tóxicas, entre outros.

Relação entre Biologia e sustentabilidade

A sustentabilidade pode ser definida como um conjunto de ações para diminuir ou impedir qualquer impacto ambiental, sendo ele natural ou não. Pode-se então dizer que ela está muito relacionada com a Biologia. Afinal, é também através desta que soluções sustentáveis são pesquisadas e desenvolvidas. Exemplo disso estão:

· O uso de enzimas no lugar de substâncias químicas em indústrias.

· Tecnologias em reciclagem.

· Uso de biomassa para criação de bioenergia e biocombustíveis, no lugar de fontes não renováveis (carvão e petróleo).

Então não restam dúvidas de que a Biologia é uma ciência muito importante para a sobrevivência de todos os seres. E o uso de biossoluções mostra ser uma atitude sustentável e valiosa para melhor gestão dos recursos naturais e menor impacto ambiental.

No Brasil, a multinacional Novozymes é responsável por trazer biossoluções a várias indústrias, através da aplicação de enzimas para acelerar e otimizar processos de produção. Em todos os seus trabalhos, integra atitudes sustentáveis, visando à manutenção do meio ambiente.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *