Tipos de Inflação



  

Saiba como funciona a inflação e quais os seus tipos.

Muito ouvimos falar sobre inflação. A palavra está presente em diversos lugares, como jornais, noticiários, revistas e conversas de pessoas da área econômica ou comercial. O que poucos sabem é o que essa palavra realmente representa em nossas vidas ou qual a influência dela nas nossas rendas.

Ao contrário do que se pensa, entender um processo inflacionário não é nada complicado. Inclusive, é mais simples do que parece. A inflação nada mais é do que um aumento geral nos preços de mercadorias, produtos e serviços.

Quanto maior a inflação, maiores serão os preços. Significa uma espécie de “inchaço” ou sobrecarga. Quando há muito dinheiro circulando, a moeda torna-se menos valiosa, portanto o poder de compra do dinheiro diminui, ou seja: compra-se menos com a mesma quantidade de dinheiro, isso significa, em suma, uma desvalorização da moeda. Esse quadro é um tanto quanto nocivo para economia do país, pois tira da mão dos trabalhadores o poder de compra.

Tipos de inflação:

Existem alguns fatores que podem desencadear um alto índice de inflação. Vamos a eles:

Inflação de demanda: isso acontece quando há o aumento do consumo e a procura por produtos ou serviços não é suprida pela produção do país ou região. Ou seja: há muito dinheiro para consumir uma tal demanda, mas não há demanda suficiente.

Inflação de custos: esse tipo de inflação acontece quando o custo da produção aumenta muito, não sendo compensado pelo preço aferido pela produção. Ou seja: Não há dinheiro suficiente para custear a produção.





Outro fator que pode elevar a inflação é a emissão descontrolada e exagerada de dinheiro. Essa ação está nas mãos do governo.

Existem vários índices que fazem a medição da inflação. No Brasil, um dos principais é o Índice Geral de Preços (IGP), cujo cálculo é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, juntamente com o Índice de Preços Ao Consumidor (IFPE), medido pela FIPE e ainda outros índices calculados pelo IBGE.

Segundo o que entende-se diante desses conceitos, quando a inflação chega a 0, acontece uma estabilidade ou equilíbrio nos preços dos produtos e serviços em relação ao poder de compra dos consumidores.

Por Carolina B.

Inflação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *