Melhores Cidades para Abrir um Negócio



  

Confira aqui quais são as melhores cidades para empreender.

Em tempos de crise abrir um negócio parece ser uma atitude nem um pouco apropriada. Porém, para quem está motivado a empreender um novo negócio, veja em quais cidades é mais recomendável para se instalar.

A Endeavor, organização que apoia empreendedores, onde promove a cultura do empreendedorismo em diversos países, efetuou um estudo que identificou as melhores cidades para abrir um negócio.

Este estudo feito pela organização já é conhecido por diversas cidades do Brasil e utilizam este guia para que possam se esforçar e melhorar suas condições para que novos empreendedores tenham condições de criar seus negócios locais.

Desafio para as cidades

O grande desafio das cidades em uma época de conturbação política e econômica é oferecer melhores condições para as empresas se manterem ativas.

Em um tempo em que o país possui um dos maiores índices de desemprego, ultrapassando a marca de 12 milhões pessoas, será possível para ajudar estas empresas que querem se desenvolver?

Criar alternativas para as empresas poderem crescer é o papel das cidades que querem ser polo para o empreendedorismo, ou seja, necessita muito esforço e comprometimento dos governos.

Exemplo de Porto Alegre

Um dos exemplos que as cidades poderiam seguir é Porto Alegre, ao longo dos últimos 15 meses, ela se esforçou na redução da burocracia para que houvesse a abertura de empresas.

Em anos anteriores,quando foram iniciados estes estudos, a capital gaúcha, levava mais de 200 (duzentos) dias para que fosse registrado um negócio. No entanto, até o fim deste ano, empresas que oferecem baixo risco, farão o registro em até 5 dias.

Ranking das melhores cidades para abrir um negócio segundo Endeavor

Para formar o ranking das melhores cidades para se montar um negócio, foi desenvolvido alguns critérios, na qual foi estruturado 7 (sete) pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Ao todo são 32 cidades que constam o ranking, vejam a seguir quais são elas e em que se destacam:





1º lugar – São Paulo

Em anos anteriores, Florianópolis (2ª colocada) se destacava no ranking. Porém, no ano de 2016, São Paulo abriu boa vantagem sobre a cidade do Estado de Santa Catarina. O destaque da cidade paulistana é por conta da sua potência econômica, além das boas condições de mercado, acesso a capital e sua conectividade, motivo este que eleva o nível de todo estado. Atração para empreendedores de alto impacto. Destaca-se também por sua infraestrutura.

2º lugar – Florianópolis

Uma ilha localizada mais distante, porém, ainda é empreendedora. Nas edições dos estudos feitos nos anos de 2014 e 2015, no primeiro ano liderou e no segundo, ficou empatada com São Paulo. Já neste ano, ficou um pouco mais distante de São Paulo e ocupa o 2º lugar.

Embora continuando com seus resultados muito bons no que diz respeito a planejamento e na importância do desenvolvimento econômico com políticas públicas, perdeu a briga para o item que trata a inovação. A proporção de mestres e doutores é a maior por empresa.

3º lugar – Campinas

Qualidade de vida, custos mais baixos, capital humano e inovação. Campinas é a cidade do interior paulista, junto com São José dos Campos (6ª colocada) e Sorocaba, melhor colocada e que põe o estado de São Paulo bem mais forte no ranking. Campinas foi a cidade eleita como a que possui o menor tempo para que seja regularizado um imóvel, cerca de 94 dias.

A lista segue…

Em 4º lugar Joinvile com 6,962 pontos, subindo cinco posições em relação as edições dos outros anos, seguida por: Vitória, São José dos Campos, Porto Alegre, Sorocaba, Maringá, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Blumenau, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Uberlândia, Recife, Londrina, Aracaju, Goiânia, Natal, Teresina, Cuiabá, Salvador, Belém, João Pessoa, Manaus, Fortaleza, São Luis, Campo Grande e por último Maceió.

Conforme dito, no estudo as cidades apresentaram melhorias, reinventaram iniciativas para melhorar o ambiente para os empreendedores, bons exemplos copiados para inspirar.

Se você ou sua empresa quer se instalar em uma dessas cidades, analise de acordo com suas necessidades e procure nos governos.

Marcio Ferraz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *