Dicas para Economizar nas Compras de Natal



  

Confira aqui algumas dicas para economizar nas compras de fim de ano.

Com os dias contados para a chegada do Natal, muitas pessoas já começam a fazer seus planos para as compras de fim de ano. Depois de uma alta taxa de endividamento que atingiu uma parte considerável da população em 2012, dos índices de inadimplência alarmantes de 2013, da falta de oportunidades no mercado de trabalho em 2014 e 2015, do aumento do desemprego e da crise econômica que perdura neste ano, nada mais normal (e ideal) do que controlar os gastos.

Em dezembro o aumento de determinadas despesas é significativo e os especialistas em planejamento financeiro chamam a atenção para os chamados gastos excessivos (ou seja, aqueles que poderiam ser de alguma forma evitados) de uma família que podem, nessa época, representar de 30% a 40% da renda mensal.

Entretanto, para não se enrolar nas contas, é necessário saber quais são as despesas que realmente não podem ser adiadas. Sabendo disso, fica mais fácil se prevenir para não começar o ano no vermelho.

Nesse artigo trazemos algumas dicas para você para aproveitar as ofertas e as festas sem problemas.

1 – Planeje os Gastos

Essa é uma boa época para se familiarizar e usar uma planilha de orçamento familiar. Para se organizar da melhor forma, coloque na planilha escolhida todos os ganhos (renda fixa mensal, rendimentos extras, etc). Depois liste todas as despesas desde as fixas até as variáveis. Sempre confira se existe alguma pendência financeira. Depois de fazer tudo isso fica mais fácil saber o quanto você gasta e quanto será possível guardar.

2 – Não faça Compras por Impulso





Antes de ir às compras, é interessante criar uma lista com tudo o que de fato precisa para o período. Com isso, quando chegar na loja ou na rede supermercado a chance de escolher um produto por impulso cai assim como as compras de algo “que não tinha certeza de que precisa”.

3 – Seja Original

Essa é uma alternativa interessante para quem quer economizar na hora de presentear os amigos. Em muitos casos, uma lembrancinha personalizada para eles garante maior sucesso do que um presente um pouco extravagante.

4 – Planeje sua Celebração

Fazer um jantar no Natal ou uma celebração no Ano Novo não é sinônimo de gastar muito. Antes de sair às compras coloque em uma lista tudo que será necessário sempre pensando a quantidade de pessoas que estarão presentes. Assim fica mais fácil comprar apenas o necessário e claro, evitar os gastos.

5 – Aproveite a Internet

A Internet é uma “mão na roda” na hora de economizar. O final de ano é uma época onde muitas lojas online fazem promoções e descontos especiais. Porém, é bom ter cuidado. Não se leve por ofertas que parecem muito atraentes, podem ser falsas! Sempre pesquise sobre a reputação da loja ou do serviço que irá adquirir. Busque também por opiniões de quem já comprou para não cair em golpes.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *