Restituição do IR – Consulta ao 5º lote foi liberada



  

1.233.245 contribuintes foram selecionados para receberem mais de R$ 1,4 bilhão ao todo em restituição do Imposto de Renda.

Imposto de Renda é a taxa que o trabalhador ou empresa deve ao estado federal, descontado anualmente e a porcentagem do desconto é fixada pelo Governo de cada país onde é aplicado o imposto.

“Os lotes residuais são liberados aos contribuintes que ainda não receberam suas restituições dentro dos prazos normais. Anualmente, todo mês é liberado um lote de restituição, entre junho e dezembro, que se refere ao ano do exercício da entrega da declaração de imposto de renda. Quem não teve o nome incluído em nenhum destes lotes de restituição, terá o nome enviado para uma fila de espera das declarações com erros nas informações prestadas ou até mesmo com suspeitas de fraude: a malha fina”. – Uol Economia.

Nesta quarta-feira (07/10) a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2015 foi liberada pela Receita Federal. Incluindo neste, restituições de 2008 a 2014 que tinham ficado na malha fina.

1.233.245 contribuintes foram selecionados para receberem mais de R$ 1,4 bilhão ao todo.

Através do site da Receita zip.net/bsn4Jn (URL encurtada; para acessos móveis) pode-se consultar e ver se a declaração foi liberada, ou ligar para o Receitafone, pelo número 146.

Através do mesmo, há a possibilidade de sabe se existe alguma irregularidade na declaração. Se sim, o contribuinte pode apresentar uma declaração retificadora e corrigir as possíveis irregularidades existentes na Receita.





Será feito o depósito da restituição no dia 15 de outubro. A agência bancária na qual será usada para depósito é a indicada pelo contribuinte no momento da declaração. A correção do valor é feita pela Selic (taxa básica de juros), mas após o depósito, não sofrerá atualização.

Durante um ano, será possível receber a restituição em agências de bancos. Caso o contribuinte não realizar o resgate, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, pelo mesmo link já declarado anteriormente.

Caso o contribuinte constar a falta do crédito, deverá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil, ou ligar para a central de atendimento pelo número 4004-0001 (capitais), ou 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Por Caio Magalhães

IRPF



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *