Países emergentes com as classes médias mais promissoras



  

Países com o maior potencial para os próximos anos são: China, Índia, Indonésia, Nigéria e Filipinas.

Você saberia dizer quais são os países emergentes e com as classes médias mais promissoras atualmente? Dificilmente saiba, porque isso é feito por meio de pesquisas, levantamentos de dados e estatísticas – e não é um mero fato que se possa classificar como curiosidade e sim, uma informação de grande importância para formuladores de políticas e também para empresas.

Quem fez esse trabalho foi a consultoria Euromonitor, e por meio dele, conseguiu identificar os países com o maior potencial para a próxima década ou mais, tomando como base os domicílios de classe média, seu crescimento e também o aumento de renda.

O Brasil não está na lista, que tem quatro países asiáticos e um africano, países que têm grandes populações e forte potencial de crescimento. O Boston Consulting Group emitiu um relatório recentemente onde consta que a região Ásia-Pacífico (menos o Japão), já ultrapassa a Europa e deve ainda superar a América do Norte, como sendo a região mais rica do mundo – isso em bem pouco tempo: até 2019.

Veja quais são os cinco países emergentes:

China – com o desafio que o país tem em fazer a transição de uma economia de investimento para um que seja focada em consumo e em serviços –  e isso significa o quê? Mais dinheiro no bolso deles, que já são, atualmente, a maior classe média mundial. 





Índia – estima-se que a Índia tenha um crescimento médio de 5% ao ano, o que fará com que, em 2050 ela pule do 10º para o 3º e que garanta um lugar entre as maiores economias mundiais. Indiretamente, quem também ganhará com isso? O Brasil, que exporta alimentos e minério de ferro, pois com todo esse crescimento, a renda aumenta, assim como aumentará a ingestão de calorias (nossos alimentos exportados) e eles precisarão melhorar sua infraestrutura (nosso minério).

Indonésia – o país, que pelas previsões também será uma das maiores economias mundiais até 2050, ocupará a 4ª posição, atualmente está na 16ª e já tem a 4ª maior classe média mundial, logo atrás dos Estados Unidos, Índia e China.

Nigéria – o país já tem a maior população, a maior economia e o maior mercado de consumo do mundo. O seu crescimento se dará principalmente no aumento de gastos na área de comunicação e isso virá como reflexo do cenário otimista de telecom no país.

Filipinas – o país entra na lista pela sua enorme população, crescimento econômico estável e porque tem uma das melhores distribuições de renda mundial. Estima-se que a renda mediana cresça 70% entre 2015 e 2030, o que a faz pular para o quinto lugar na lista de países emergentes com as classes médias mais promissoras.

Por Elia Macedo

Países emergentes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *