Busca do consumidor por crédito está em queda



  

No acumulado do ano até agosto, a busca por crédito por parte dos consumidores teve uma redução de 9,2%.

Continua em queda a procura do consumidor por crédito no Brasil. De acordo com a Boa Vista SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, o acumulado do ano até o mês de agosto já chega a apresentar uma redução de 9,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Neste último mês de agosto a queda por crédito apresentou uma queda de 4,5% em relação a julho, já dando sinais claros de que o brasileiro está cada vez mais preocupado com os próximos meses e a crise que não quer passar. Vale ressaltar que entre agosto e julho de 2014 a queda chegou a 4%.

E no acumulado dos últimos 12 meses a redução na procura por crédito foi de 9,9% sendo que entre todos os seguimentos que formam este indicador, a procura por crédito nas instituições financeiras ficou entre as que apresentaram maior baixa, com uma redução de 4,8% de agosto para julho e no setor financeiro a queda chegou a 4,3%.

A redução na busca por crédito demonstra claramente como o consumidor brasileiro está cauteloso em uma época em que o país atravessa uma forte crise.





Outros motivos também estão contribuindo para manter o consumidor afastado do crédito, por exemplo, o crescente desemprego. O comércio continua com as vendas em baixa, as indústrias produzindo menos e ambos os setores estão demitindo. Final de ano é uma época em que há um número maior de contratações, mas para este ano não há expectativa que sejam oferecidos muitos novos empregos e sem remuneração, as pessoas acabam não tendo como buscar por crédito, mesmo que esta seja sua vontade.

Outra questão que tem afastado o consumidor da busca por crédito é a questão dos juros que continuam altos.
As pessoas, em muitos casos, preferem ficar inadimplentes, com o nome cadastrado nas empresas de proteção ao crédito, do que buscar por crédito e mais adiante se complicarem ainda mais.

Diante deste cenário a expectativa é que a busca do consumidor brasileiro por crédito continue em queda pelo menos até o segundo semestre do próximo ano.

Por Russel

Busca por crédito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *