Moedas comemorativas das Olimpíadas foram lançadas pelo BC



  

Conjunto é composto por 9 moedas que mostram as atividades que envolvem o Programa Numismático dos Jogos Olímpicos e também Paralímpicos Rio 2016 e os pontos turísticos da cidade.

Em comemoração aos Jogos Olímpicos e também Paraolímpicos que serão realizados nos próximos anos no território brasileiro, o Bacen (Banco Central do Brasil) colocou em circulação mais uma coleção de moedas comemorativas para celebrar esses eventos.

O lançamento oficial aconteceu na última quinta-feira, dia 06/08, no Rio de Janeiro e essa é a terceira vez que moedas desse tipo são disponibilizadas para a população. Esse conjunto é composto de nove moedas que mostram de um lado em evidência as atividades que envolvem o Programa Numismático dos Jogos Olímpicos e também Paralímpicos Rio 2016, mais os pontos turísticos do próprio Rio de Janeiro, onde temos:

  • Uma moeda de ouro que homenageia de um lado o Cristo Redentor, símbolo máximo da cidade do Rio de Janeiro e mundialmente conhecido, e do outro mostra a Luta Olímpica, um esporte representado pelo lema olímpico Citius, Altius, Fortius, que significa mais rápido, mais alto, mais forte;
  • Quatro moedas de prata que mostram as paisagens da cidade e as atividades esportivas de remo, corrida, ciclismo e vôlei de praia, onde no reverso tem imagens ligadas com a cultura e fauna brasileira, onde podemos destacar o mico-leão-dourado, a orquídea, o sambódromo e o forró;
  • Por último, o conjunto tem quatro moedas de circulação comum no valor de R$ 1,00 que mostram os esportes onde o Brasil obteve mais medalhas nesses eventos, que são o futebol, o voleibol, o judô e o atletismo paraolímpico. Nesse caso, essas moedas já começam a circular na rede bancária e podem ser encontradas em embalagens especiais.

Outra informação que o Bacen divulgou é que serão comercializadas três cartelas diferentes contendo conjuntos de quatro moedas do tipo de circulação comum. Nesse tipo de cartela a população vai ter acesso às moedas de cada um dos três lançamentos que já foram realizados.





Para aqueles que ficaram com vontade de adquirir podem acessar o site do Banco do Brasil e realizar a compra através de boleto bancário ou senão para os que são correntistas podem optar por débito em conta. Já para quem não tem acesso à Internet, pode ir diretamente a uma agência do Banco do Brasil e realizar a compra, mas lembrando de que para esse tipo o pagamento deve ser feito em espécie, ou seja, em dinheiro.

Por Fernanda de Godoi

Moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *