Empréstimo consignado para pagar dívida do cartão de crédito



  

Governo liberou instituições financeiras a concederem crédito consignado para refinanciamento de dívidas de cartão de crédito.

As dívidas dos brasileiros podem estar com os seus dias contados. É o que diz a mídia recentemente, sobre o Governo ter liberado instituições financeiras a concederem crédito consignado para refinanciamento de dívidas de cartão de crédito.

A medida foi sancionada por nada mais nada menos que a presidenta Dilma Rousseff, que assinou um decreto que passou a valer a partir do mês de julho.

Apesar do crédito ser consignado, ou seja, descontado no holerite do trabalhador – o que facilita para muitos – as taxas de juros poderão vir absurdamente altas, pois se trata de um empréstimo. Alguns críticos temem o aumento da dívida ao invés de saná-la, pois muitas pessoas não têm educação financeira para lidar com um recurso a mais para pagar, aumentando ainda mais as despesas pessoais do trabalhador.

Outro fator preocupante desse recurso além da taxa alta, é a qualidade dos empréstimos da maioria dos bancos brasileiros, pois dependerá muito da proporção do valor inteiro recorrido pelo trabalhador. Esse decreto permite que as instituições de crédito liberem empréstimos de até 35% do valor total do salário do trabalhador.





Mesmo o empréstimo consignado sendo de pouco risco, é preciso ter muita cautela na hora de escolher uma instituição financeira para recorrer ao recurso. Só para ilustrar como exemplo, nos EUA, os bancos cobram apenas 15% ao ano de juros de cartões de crédito, enquanto no Brasil, os consumidores pagam cerca de 85% dos cartões de crédito e 27% de juros só de empréstimos consignados. Nos EUA o porcentual maior de crédito são as hipotecas, que equivalem cerca de 70% da economia americana, enquanto aqui no Brasil esse valor cai para 32%.

Vale lembrar que esse recurso pretende beneficiar primordialmente pessoas físicas, e com dívidas acumuladas de cartão de crédito.

Por Daniela Almeida da Silva

Empréstimo consignado



1 comentário em “Empréstimo consignado para pagar dívida do cartão de crédito

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *