Saiba como planejar sua aposentadoria



  

Quanto mais cedo começar a planejar a aposentadoria, melhor. Para isso, alguns pontos devem ser analisados para fazer um bom planejamento.

Falar sobre aposentadoria é sempre necessário. E isso não é algo que deve ser considerado apenas por pessoas que já atingiram uma determinada idade ou que trabalham em uma empresa e querem saber sobre os planos oferecidos. Os mais novos, principalmente, tentam evitar pensar sobre isso e vão deixando para depois. Entretanto, especialistas advertem: quanto mais cedo começar a planejar a aposentadoria melhor! Com isso em vista selecionamos algumas dicas para você que quer saber mais sobre o assunto e como dar o primeiro passo. Confira:

–  Saiba sua meta final:

Planejar a aposentadoria não é diferente de muitas coisas do dia a dia onde é preciso contar com um objetivo. Ou seja, planejar a aposentadoria está intimamente ligado ao fato de se saber o objetivo final. O objetivo é necessário, pois sem ele fica muito complicado traçar um plano e desenvolvê-lo. Para fazer isso considere coisas como quando pretende se aposentar. Aliás, esse é um dos principais pilares de uma aposentadoria e por isso mesmo não deve ficar de fora de nenhum planejamento.

– Quanto guardar:

Uma boa aposentadoria é algo que todo mundo quer. Por isso mesmo saber exatamente quanto isso vai pesar no bolso atualmente é essencial. E como saber se a aposentadoria (valor) estimada será o suficiente? Bom, para isso é necessário se imaginar no futuro. Pensar que tipo de gastos deverá ter. Na medida em que o tempo passar alguns gastos deixarão de existir enquanto que outros surgirão. Por exemplo, os filhos crescem e os gastos caem, mas os gastos relacionados à saúde tendem a aumentar com a idade.

– Faça as contas:





Depois que a meta de aposentadoria é definida é hora de saber quanto será necessário investir. Uma boa ideia é saber quanto terá que guardar até o tempo estimado para a aposentadoria. Depois, converta esse valor em uma espécie de poupança. Assim, já estará definido quanto por mês será necessário reservar.

– Quanto antes melhor:

Com todas as informações primordiais em mãos (vistas e revistas para não ter erro) é hora de colocar o plano em ação. Nesse ponto é preciso considerar alguns aspectos fundamentais como a regularidade. Para aquelas pessoas que têm uma certa dificuldade de criar uma estratégia para guardar dinheiro opte por algo que seja um investimento automático. Como exemplo, temos os planos de previdência dentre outros.

Por fim, mais duas observações para quem quer planejar uma aposentadoria: Se ainda não começou, comece. Lembre-se do “antes tarde do que nunca”. Em segundo lugar é muito importante não se esquecer de sempre rever a estratégia. Ter certeza de que está tudo indo como o planejado é garantir o futuro.

Por Denisson Soares

Planejar aposentadoria

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *