Uso do cartão de crédito para cobrir despesas domésticas



  

Entenda porquê utilizar cartão de crédito para cobrir despesas domésticas é muito perigoso para as finanças do lar

Tempos difíceis na economia brasileira, e o pior que nem sabemos quanto tempo essa  crise  vai durar. O que  sabemos é que tem atingido várias pessoas, empresas, comércios, etc. De acordo com levantamentos realizados, muitas pessoas estão fazendo uso do cartão de crédito para cobrir despesas domésticas.

O uso do cartão de crédito para esses fins são um perigo para as finanças do lar, pois os juros do pagamento rotativo são os mais elevados do mercado.

As compras com cartão muitas vezes são uma atrativo, pois o parcelamento sem juros é oferecido em vários estabelecimentos fazendo com que as pessoas se sintam atraídas para  comprar.

Não que comprar com cartão seja algo errado, mas no momento em que estamos vivendo é algo a ser feito com extrema cautela.

Ao chegar a fatura depois das compras somos tentados pelo pagamento da  fatura com o valor mínimo, achando que  com isso  teremos um  folga nas finanças, mas isso é algo muito perigoso a ser feito.

O pagamento de uma fatura no valor mínimo pode fazer com que a dívida venha a crescer  cerca de três vezes, no mínimo.





Outra armadilha é o cheque especial, onde muitas pessoas veem o seu limite como um refúgio, contando sempre com aquela quantia para usar e acabam esquecendo que aquela quantia limite do cheque especial não pertence a nós e sim ao banco, e que deveria ser usada em ocasiões que podemos chamar de emergenciais.

O uso do limite do cheque especial faz que com venhamos a pagar juros e  com isso a situação  financeira fica cada vez mais no vermelho.

Os economistas sugerem que o limite do cartão de crédito ou cheque especial seja de 20% a 30% do salário do seu titular, assim ficará mais fácil para administrar.

Outra sugestão é que não se tenha muitos cartões de créditos, pois tendo uma quantidade menor de cartões fica fácil administrar tanto as contas como os  gastos

Por André Escobar

Cartão de crédito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *