Etanol ainda é vantajoso em 5 estados brasileiros



  

Visto como uma alternativa competitiva para o consumo de combustível, o etanol continuou valendo a pena nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que apontam ainda que o Gás Natural e Biocombustíveis também é uma opção vantajosa. Nos demais estados e no Distrito Federal a gasolina permaneceu mais competitiva. 

Pelo fato do carro gastar mais combustível quando abastecido com álcool, somente será uma vantagem se o preço não ultrapassar 70% do valor cobrado pela gasolina. O levantamento apontou que o valor do etanol equivale a 67,91% do preço da gasolina no estado de Goiás. Em São Paulo este percentual é de 66,71%. Em Mato Grosso esta relação é de 63,37%; em Mato Grosso do Sul é de 69,56% e de 68,49% no Paraná.

Vale ressaltar que de acordo com o modelo, o álcool também é vantajoso, contudo é importante avaliar o desempenho do modelo no manual do veículo. Já em estados como o Amapá, em que o preço do álcool representa 94,84% do preço da gasolina, é bem mais em conta abastecer com o combustível a base de petróleo.

A proporção não é mais interessante, pois o preço do etanol hidratado subiu nos postos de 19 estados. Em outros seis e no Distrito Federal, o preço caiu, enquanto no Tocantins não houve alteração no preço. Os dados são ANP, e ainda apontou que, nas últimas semanas, o preço do etanol subiu nos 24 estados, caiu na Bahia e em Pernambuco e ficado estável no Distrito Federal. No período de um mês houve alta nos preços em todos os estados e também no Distrito Federal.





São Paulo, que é o maior consumidor contou uma cotação de 0,57% superior na semana passada, fazendo com que o preço nas bombas fosse de R$ 2,116 o litro. No período de um mês, a alta acumulada é de 9,18%. Na última semana, a maior cotação foi registrada no Amapá, quando foi registrada alta de 6,67%. A maior alta do mês foi no Paraná, cujo percentual do preço na bomba aumentou em 11,06%. 

Por Ana Rosa Martins Rocha

Abastecer com Etanol

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *