Brasil registrou déficit em conta corrente de US$ 10,6 bi



  

Em janeiro, no Brasil, conforme informações divulgadas pelo Banco Central na última terça-feira, dia 24, foi registrado déficit de 10,654 bilhões de dólares em transações correntes, que corresponde à exportação e importação de bens e serviços, além das transações unilaterais do Brasil com o exterior. Isso ocorreu devido a um rombo que tem por influência o alto déficit na balança comercial e em um resultado somente coberto de forma parcial por investimentos produtivos.

No acumulado ao longo de um ano, encerrado no mês de janeiro, o déficit em conta corrente do Brasil ficou em 4,17% do PIB (Produto Interno Bruto).

Conforme especialistas, já estava previsto saldo negativo da conta corrente num total de 10,99 bilhões de dólares no mês de janeiro, média obtida por meio de 19 estimativas que oscilaram entre déficit de 9,266 bilhões de dólares e 11,5 bilhões de dólares.

No mês passado, o ingresso de Investimento Estrangeiro Direto (IED) esteve mais alto do que a expectativa, ele ficou em 3,968 bilhões de dólares. Em 2014, no mesmo período, o IED foi de 5,115 bilhões de dólares.





Esse déficit ocorreu devido ao alto déficit de 3,174 bilhões de dólares na balança comercial em janeiro. Além do país, há também o fato do aumento dos gastos líquidos de brasileiros no exterior com viagens. Em janeiro de 2014 os gastos haviam sido de 1,477 bilhão dólares, já em janeiro de 2015 foi de 1,652 bilhão de dólares. Em relação às remessas de lucros e dividendos, elas chegaram a 1,685 bilhão de dólares em janeiro de 2015, enquanto ao mesmo período do ano passado ficou em 2,499 bilhões de dólares.

Esses valores baixos referentes às transações correntes de janeiro são indicativos que os resultados negativos permanecerão elevados nas contas externas do país, afinal não há sinal de resultados positivos da balança comercial. Em 2015, o Banco Central estima déficit de 83,5 bilhões de dólares.

Por Rafaela Fusieger

Dinheiro



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *