Conta da energia elétrica ficará mais cara para a indústria



  

O cenário atual não irá favorecer a indústria brasileira em 2015, sobretudo na questão energética. A conta de energia pode ficar em média, no mínimo, 43,6% mais cara, além da revisão tarifária e o reajuste de tarifas. A projeção é da Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que ainda revelou que desde 2013 até o fim de 2015 a eletricidade vai subir quase 100%. O que pode elevar ainda mais o custo de diversos produtos que chegam até as casas dos brasileiros.

As perspectivas da entidade levam em consideração o fim dos subsídios na tarifa de energia, além das bandeiras tarifárias e o pagamento de empréstimos para melhorar a situação das distribuidoras de energia.

"A gente está sendo conservador nesses 43,6 por cento", afirmou Cristiano Prado, o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Firjan, no Fórum de Comercialização de Energia Outlook 2015. Cristiano revelou que o aumento adicional para a indústria irá variar entre 15% e 20% este ano, considerando os reajustes e a revisão tarifária.

Segundo Prado em 2016 se o cenário melhorar haverá um pequeno aumento. O assessor acredita que em 2015 as bandeiras tarifárias dificilmente sairão do vermelho. Dessa forma o preço da energia gerada será o mais caro possível.





"O que acontece é que a indústria está ficando desesperada com essa situação. Está vendo o preço de seu principal insumo numa trajetória crescente, não consegue enxergar uma mudança de curva, de quando é que a gente vai voltar a ver energia que seja competitiva pelo menos num valor próximo ao que a gente encontra internacionalmente", completou Prado.

Levando em consideração que o aumento é repassado para o consumidor, teremos alta nos preços de diversos produtos manufaturados. A crise energética se mostra implacável em todos os segmentos, entretanto o consumidor final, no caso, o brasileiro, será o mais prejudicado, tendo em vista que já irá pagar mais pela energia e pelos produtos que precisam dela para serem fabricados. 

Por Ana Rosa Martins Rocha

Energia el?trica



1 comentário em “Conta da energia elétrica ficará mais cara para a indústria

  • CONVOCAÇÃO:

    MARCHA PARA INTERVENÇÃO MILITAR CONSTITUCIONALISTA
    DATA: 28/03/15
    HORA: 14-15:00H
    LOCAL: MASP –
    AV. PAULISTA – SP

    BRAVA GENTE BRASILEIRA
    OU VIVER A PÁTRIA LIVRE
    OU MORRER PELO BRASIL
    FORA COMUNISTAS!!

    Se a Pátria querida for
    envolvida
    Pelo inimigo, na paz ou
    na guerra
    Defende a terra
    Contra o perigo
    Com ânimo forte se for preciso
    Enfrenta a morte
    Afronta, se lava com
    fibra de herói
    De gente brava
    Bandeira do Brasil
    Ninguém te manchará
    Teu povo varonil
    Isso não consentirá
    Bandeira idolatrada
    Altiva a tremular
    Onde a liberdade
    É mais uma estrela A
    brilhar

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *