Dicas de como administrar seu dinheiro



  

Todos gostariam de poder administrar melhor seu salário, mas, não é qualquer um que tem essa aptidão, já que é mais fácil gastar do que economizar. Antes do mais nada, saiba que economizar demasiadamente nem sempre é o melhor jeito de administrar seu dinheiro. Se todos os meses você tem dificuldade em administrar o seu salário, aprenda agora por meio das dicas abaixo:

1. Assim que você pegar a sua renda, ou o seu salário, já separe ele pela metade, meio a meio. Uma metade, você reserva para pagar suas contas mais emergentes, como água, luz, IPTU, telefone, internet, fatura de cartão de crédito, mensalidade da escola das crianças, etc. Já a outra metade do dinheiro, você reserva apenas para despesas pessoais e coisas de mais necessidade, como despesas de supermercado, medicamentos, etc. Dessa mesma metade, guarde pelo menos de 10% a 20% para lazer e para pequenos gastos que você tiver durante o mês, como gasolina para o carro, o salão de beleza da sua esposa, manutenções da sua casa, etc.





2. Invista sempre. Outra maneira de usar seu dinheiro de forma inteligente é investindo. De tipos de investimentos o mercado está cheio, cabe a você saber qual deles se encaixa no seu perfil. Por isso, antes do mais nada, identifique primeiro qual perfil de investidor você tem. Um perfil de investidor vai de conservador a um investidor mais agressivo no mercado. Esteja atento a isso, pois o seu perfil também tem que condizer com o seu tipo de renda e o quanto você quer investir. Para isso, pesquise mais a respeito de cotas, juros, poupanças, ações, dividendos, etc. É importante ressaltar que você deve investir conforme sua renda. Comece com uma pequena porcentagem e depois vá aumentando conforme os seus gastos forem diminuindo e assim sobrar mais dinheiro. Para isso, será necessário também que você gaste menos ou pechinche mais quando for gastar, para que assim seu dinheiro renda mais.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *