Dicas para economizar com os gastos do final de ano



  

Quando chega o final de ano logo pensamos em comemorações, festas e diversões. É justamente por causa dessas comemorações e festividades todas que às vezes acabamos por nos entregar aos gastos que elas proporcionam.

São festas por todos os lados, viagens, além de presentes e enfeites de natal por toda a parte. Se você está entre um desses atributos, preste atenção nas dicas a seguir e aprenda como não gastar muito dinheiro no final de ano:

– Presentes:

Os presentes são os maiores causadores de gastos nessa época. Para evitar isso, procure fazer uma lista de presentes, ou de pessoas que você pretende presentear. Organize pelas quais você conhece mais e tem mais afinidades. Comece primeiro pelos filhos, se você tiver, depois pela esposa, depois pelos parentes e por último colegas ou amigos mais íntimos. Prefira as lembrancinhas do que os presentes mais caros. É claro que pode haver exceções, desde que você as tenham planejado durante o ano, como, por exemplo, aquele carrinho de brinquedo que seu filho tanto quer ou aquela surpresa que você vinha planejando há tempos para sua esposa ou marido.





– Festas:

Depois dos presentes, as festas com certeza são uma das maiores causadoras de gastos nessa época. É a sogra que te chama pra passar o natal na casa dela, são os amigos que vão fazer aquele churrasco e te convidam, etc. E numa dessas, você acaba indo ao supermercado só para não aparecer na festa de mãos vazias. É aí que mora o perigo. Caso decida levar alguma coisa para contribuir com a festa, verifique junto à pessoa que te convidou e veja a possibilidade de levar algo que esteja ao seu alcance. Se for comida, faça algo em casa. Uma receita simples, mas bem caprichosa. Caso você tiver que levar bebida, opte pela mais barata ou rache com mais alguma pessoa que também vai à festa.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *