IPCA registrou alta em novembro de 2014



  

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas divulgou na sexta-feira (5), o índice oficial que mede a inflação do Brasil, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao mês de novembro. O índice obteve alta no mês de 0,51%, um percentual ainda maior que o alcançado no mês de outubro, onde o índice oficial teve alta de 0,42%.

No ano o IPCA já acumula alta de 5,58%. Em comparação aos últimos 12 meses, de novembro de 2013 até novembro deste ano, o indicador chegou aos 6,56%, superando o limite estabelecido pelo governo, que é de 6,50% para todo este ano.

A inflação no mês foi puxada principalmente pela elevação nos preços dos alimentos, que tiveram um aumento de 0,77%.  Um dos grandes vilões para esta alta foi o preço da carne, que encareceu 3,46% no mês de novembro, enquanto no mês anterior (outubro), a alta foi de 1,46%. De janeiro a novembro deste ano, o valor da carne já teve um aumento de 17,81%. Segundo especialistas, esta alta ocorreu devido a fatores como seca nos pastos, que obrigou aos produtores a comprarem mais ração para alimentar o gado e tiveram que repassar este custo maior e também a disputas comerciais entre Rússia e Estados Unidos, que possibilitaram um aumento nas exportações para o país russo, que deixou de comprar carne americana para comprar carne brasileira.

Além da carne, outros alimentos colaboraram para a inflação em novembro.  Um dos que mais tiveram aumento foi a batata que aumentou 38,71%, em seguida vem a cenoura que encareceu 12,24%, hortaliças 2,70% e as frutas, que ficaram 2,62% mais caras.





A alta do IPCA de novembro ainda contou com a contribuição do aumento dos preços dos combustíveis, que nas refinarias aumentaram 3% e nas bombas de combustíveis ficaram 1,99% mais caros. As tarifas de energia elétrica também tiveram reajustes, chegando a pesar 1,67% a mais no bolso dos consumidores.

Por André F.C.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *