Como ensinar as crianças a pouparem dinheiro



  

Cada vez mais os pais vêm ensinando seus filhos desde cedo a pouparem suas finanças. Um deseja realizar uma viagem ao exterior e conhecer a Disney nos Estados Unidos, outro sonha em realizar a sua festa de 15 anos e outro sonha em juntar dinheiro para destinar a um Instituto de pacientes com câncer. Afinal de contas o que todas essas crianças têm em comum? Juntar dinheiro e conseguir o desejado.   

Essa medida vem sendo amplamente adotada e inserida nas grades curriculares de algumas escolas particulares de Belo Horizonte/MG, juntamente com apoio da associação de pais de alunos das escolas e com certeza trará reflexos positivos no futuro dessas crianças, que é termos jovens e adultos mais conscientes quanto a noções de economia e o que realmente pode gastar, para não ficarem tão endividados.

Segundo especialistas em educação financeira o primeiro passo a estimular seu filho ou até mesmo você a poupar é a conversa aberta e espontânea em família sobre o tema. Discutir o assunto é fundamental e mostrar a criança que o primeiro passo é aprender a sonhar e descobrir quanto custam os sonhos seja ele em curto, médio ou longo prazo.

Outro detalhe que especialistas recomendam é que cada criança, orientada principalmente pelos pais, adquira um cofrinho e passe a ter o hábito de recolher suas pequenas economias, pois por menor que seja essa quantia, chega-se a um determinado valor, basta ter força de vontade que se consegue alcançar e ter aquele objeto ou aquela viagem tão sonhada.





Finalmente aos pais ficam as dicas para ajudarem seus filhos: Estabeleçam  algumas tarefas a seus filhos para que eles ganhem um dinheirinho extra, Faça passeios mais econômicos, Evite ir toda semana ao shopping, Incentive o seu filho a obter boas notas na escola. Se essas pequenas dicas forem seguidas, você terá dado um grande passo com seu filho sobre a importância em aprender a economizar.

Por Valter Falinácio

Crian?as poupam dinheiro

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *