Receita Federal lançou novo app que auxilia os contribuintes a fazerem a declaração do IR 2015



  

A Receita Federal está lançando um aplicativo “rascunho” para facilitar a declaração do contribuinte pessoa física, IRPF, e ajudar o órgão a colher informações mais precisas.

De acordo com o supervisor nacional da Receita, Joaquim Adir, a novidade não substitui a declaração formal anual. Apenas serve auxiliar os contribuintes para que estes possam ir alocando informações ao longo do ano e evitem esquecer dados importantes ou gastem tempo na hora de fazer efetivamente a declaração por esquecimento de datas e recibos de aluguel, vendas de carros, etc, relevantes para o Fisco.

O supervisor alerta que o contribuinte precisa ainda guardar os recibos por 5 anos, mas poderá informar com maior precisão as transações efetuadas, tais como, venda de imóveis ou carros, etc, ou consultas médicas, entre outros, que podem ser deduzidas do imposto.

O programa poderá ser usado por contribuintes que obtém deduções por meio de dependes e médicos e também para “quem usa o modelo simplificado”, afirma.

Os dados que compõem a declaração e estiverem nesse aplicativo “rascunho” depois serão importados para a receita.





O aplicativo já está disponível para computadores de mesa e aparelhos móveis, podendo ser baixado no site da receita (www.receita.fazenda.gov.br). Será necessária a criação de uma palavra chave ou uma senha de acesso para poder utilizar o aplicativo e garantir a usura das informações prestadas. O contribuinte, no entanto, terá que guardar esse meio de acesso, pois, em caso de perda não haverá possibilidade de recuperação.

O uso do aplicativo é opcional, informa o subsecretário do fisco, mas, como já mencionado facilita a vida do contribuinte e a coleta de informações pela Receita.

O subsecretário, Carlos Occaso, afirma ainda, que o aplicativo, por exemplo, pode ajudar aquele contribuinte que “vender o carro no mês de janeiro”, lançando a informação no “rascunho” para não esquecer os dados. Quando chegar a hora de declarar o imposto de renda não precisará ficar procurando recibo. Esse aplicativo, segundo ele, é ainda de grande valia para os profissionais liberais, como rendimento mensal.

Por Roberta Lima



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *