Dicas de como ter um planejamento financeiro e controlar seus gastos



  

Quando falamos em dinheiro logo vem a sensação do consumismo exagerado. Por mais que não tenhamos tendência a sermos consumistas, acabamos nos envolvendo nessa camada da sociedade, que determina quem é o melhor só porque tem mais ou menos dinheiro que o outro.

A maioria da população é assalariada, e quando se trata de algo limitado, as pessoas realmente não têm autocontrole. É mais fácil controlar o muito do que o pouco, pois quanto menos uma pessoa tem, mais ela vai querer gastar, consumir e se individuar para ter algo. Se você é uma das pessoas que possuem dificuldades de administrar seu salário, ou mesmo aquela sua renda mensal, vinda da conta poupança ou outro tipo de benefício, atente-se a estas dicas a seguir:

– Faça uma lista de suas dívidas e pague-as primeiro. Antes de pensar em fazer qualquer coisa com o seu dinheiro, priorize suas contas mensais, tais como aluguel, água, luz, IPTU, condomínio, telefone, faturas de cartão de crédito, entre outras.





– Divida seu dinheiro ao meio. Depois que você pagar todas as suas dívidas, separe o restante do dinheiro que sobrou e use metade para necessidades básicas como alimentação, e a outra para bem-estar, como comprar aquele lindo sapato da vitrine da loja que você estava namorando há tempos, entre outras coisas que sejam relevantes para o seu bem estar, mas vá com muita calma. É importante você fazer isso mesmo que você receba adiantando salarial no meio do mês, pois assim fica mais fácil de manter seus gastos no controle.

– Outra dica interessante também é anotar tudo o que você gasta durante o mês, até aquele cafezinho que você toma toda manhã na lanchonete da esquina. Assim, seus gastos ficarão controlados na prática e com o tempo, a tendência será gastar menos. Quando isso acontecer, você estará totalmente no controle dos seus rendimentos.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *