Dicas de uso consciente do cartão de crédito



  

Um cartão de crédito às vezes é a única forma de consumir sem possuir dinheiro. Além do mais, é uma forma mais fácil de gastar mais do que se tem e depois não ter como pagar tudo o que deve no final do mês.

Como ainda não sabemos como lidar com esses problemas, siga a seguir algumas dicas de como utilizar seu cartão de crédito de forma inteligente e não ficar no zero todo o fim de mês:

1 – Estabeleça de forma consciente seu limite de crédito para ser gasto. Seja rigoroso neste sentido e respeite seu crédito, evite cair nas tentações de limites aprovados, faça uma análise rigorosa antes, pois isso pode vir a se tornar uma armadilha para você, além de ter sua dívida triplicada a curto prazo.

2 – Estabeleça negociações com a administradora de tarifas de seu cartão de crédito antes de começar utilizá-lo.

3 – Pague rigorosamente o valor de sua fatura sempre na data do vencimento, para que os juros absurdos não comprometam seu crédito futuramente. Caso houver um descontrole financeiro, procure imediatamente outras formas de financiamento para a sua fatura, tais como empréstimo pessoal ou consignado, por exemplo, para seu cartão não ficar sem saldo.





4 – Faça um controle de todos os parcelamentos do seu cartão. A soma do valor de todas as parcelas já poderá estar bem próxima do seu limite, e, fazendo isso você estará estabelecendo um limite consciente da sua renda mensal.

5 – Tenha apenas um único cartão de crédito. Se houver necessário de ter mais de um cartão(ões) adicional(is) para outra(s) pessoa(s) de seu convívio, a comunicação sobre finanças entre vocês deverá ser de forma mais clara possível, dessa maneira, vocês evitarão surpresas ao receber a fatura.

6 – Seja cuidadoso com a sua senha e com as compras eletrônicas. Se você não souber usar a segurança que os cartões proporcionam, por evitar andar com grandes quantidades de dinheiro por aí, você poderá entrar em um enorme pesadelo.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *