Dicas para ter uma Vida Financeira Tranquila e Sem Dívidas



  

Por mais que você não goste muito de falar sobre dinheiro e finanças e que esse assunto não faça parte da sua realidade, saiba que a tranquilidade financeira (ou a falta dela) é um fator muito impactante na carreira profissional e na vida pessoal.

Alguns padrões de consumo dos jovens ainda não estão completamente estabelecidos e bem resolvidos em suas vidas. O entendimento de processos financeiros está longe de ser uma preocupação desse público, que sempre costuma se ocupar mais com gastos do que com investimento de dinheiro.

O mau uso do dinheiro provoca um estrago na carreira e na vida pessoal, e isso costuma ser maior do que se imagina. Pessoas financeiramente insatisfeitas não encontram motivação nenhuma no trabalho e acham saída em uma situação econômica menos irregular. A pessoa vive em um estado de ansiedade e muitas vezes as dívidas só tendem a aumentar. Há um imediatismo muito grande por conta do êxtase permanente, tornando o indivíduo um escravo da privação e da frustação. 

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Cia de Talentos com 35 mil jovens, verificou-se que os que estão iniciando agora no mercado de trabalho estão melhorando a forma de como encarar o dinheiro. 

Antes era comum vermos jovens gastando seu dinheiro em compras, festas ou viagens, bem como também vestindo roupas novas e caras semanalmente e gastando mais de R$ 100,00 quando saem para diversão noturna.





De alguma maneira, isto não está errado, desde que não se torne um problema e traga noites mal dormidas de grande preocupação. Existe ainda a falta de interesse em investir em educação e cultura, por exemplo, pois não sabem o valor de investir em um capital intelectual, como cursos ou estudo de idiomas, pois experiências internacionais são fatores que podem propiciar estabilidade financeira no futuro.

A melhor dica, com certeza, é consumir de forma consciente, dosar os gastos excessivos e planejar o futuro.

Foto: Getty Images

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *