Bovespa fechou em queda em 9 de novembro de 2012



  

A Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa, apresentou uma tendência de queda no pregão do dia 9 de novembro, sexta-feira.

A Bovespa está acompanhando de perto a crescente tensão do mercado financeiro americano com os problemas das contas pública do país. A discussão deve ser o centro da vida política americana até o final do ano, quando será decidido o orçamento para 2013, agora que as eleições presidenciais terminaram.

O Ibovespa chegou a bater no piso dos 57 mil pontos pela manhã de sexta-feira acompanhando Nova York, onde o mercado de futuros caía 0,46%. A tendência de queda se alastrou nos índices da S&P 500, que caiam 0,44%. Somente o índice da Nasdaq apresentou variação positiva, com 0,33%.

O problema é o abismo fiscal nos Estados Unidos. Com a arrecadação estagnada pela recessão econômica, o governo norte-americano vê sua dívida pública chegar a patamares gigantescos, nunca antes alcançados. Além disso, o risco de recessão neste final de ano na França, que é a segunda maior economia da zona do euro, impacta o mundo financeiro.





Outro fator de desestabilização é a situação crítica na Espanha. O país em recessão não quer pedir socorro financeiro ao Banco Central Europeu, que certamente irá impor medidas de austeridade em troca do empréstimo ao país.

Por Matheus Camargo

Fonte: UOL   



1 comentário em “Bovespa fechou em queda em 9 de novembro de 2012

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *