IPCA de 2012 – Previsões dos analistas




Os analistas de mercado consultados pelo Banco Central para a confecção do relatório Focus prevêem que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE, deverá ficar em 5,53% em 2012. Essa é a mediana das projeções dos analistas, ditos Top 5, do relatório Focus. Compõem o grupo dos analistas Top 5 os cinco que mais acertam sua previsões para os indicadores.

Eles reduziram, nesse último relatório, suas previsões para o IPCA 2012. Na semana passada as previsões eram de que o índice deveria ficar em 5,55% para este ano. Isso reflete a sensibilidade das análises frente à desaceleração da inflação na última semana de outubro.


Para 2013 os analistas prevêem uma inflação de 5,42%. No final de setembro as previsões eram de que a inflação de 2013 fecharia em 4,99%. Para o mês de novembro de 2012 as previsões eram de que o IPCA do IBGE ficaria em 0,51%. Na semana passada a expectativa era de 0,52%. Há um mês o relatório apontava que os analistas financeiros acreditavam que a inflação de novembro ficaria em 0,53%.

Por Matheus Camargo

Fonte: Exame   


Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *