HSBC – Índice revela aumento de produtividade



  

O banco HSBC divulgou pesquisa que determina o Índice de Gerentes de Compras. O índice serve para medir a atividade da indústria no Brasil. De acordo com a pesquisa, as industrias  brasileiras registraram um resultado positivo em outubro. Este é a primeira melhora no índice desde março. Em setembro, a produtividade das industrias teria alcançado cerca de 50,2 pontos  em outubro frente aos  49,8 de setembro.

Informa o HSBC que índices acima de 50 pontos indicam aumento de atividade industrial. Segundo André Loes, economista chefe do HSBC no Brasil o índice de produtividade industrial obtido em outubro é uma evidência da recuperação econômica no país. Ele afirma que mesmo que o nível da atividade seja modesto, ele demonstra que a economia está voltando a ganhar fôlego no Brasil.





Por outro lado, a pesquisa do HSBC aponta também aspectos negativos. Segundo ela, o volume de novos pedidos de exportação voltou a cair no mês de outubro. Essa é a terceira vez que o índice apresenta queda. O resultado ruim das exportações seria ainda uma conseqüência da crise na Europa que teria levado a uma retração do consumo nos países da zona do euro.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *