IPP – Preço das bebidas aumenta



  

Índice de Preços ao Produtor, IPP, mede a variação de preços para produtos vendidos na cadeia industrial brasileira. Segundo a pesquisa do IPP feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o preço das bebidas apresentou uma variação positiva de 4,62% no mês de setembro.

Alexandre Brandão, gerente da pesquisa do IBGE, afirma que o aumento expressivo do preço de bebidas em setembro influenciou o resultado final do IPP, fato que não é usual. De acordo com ele, normalmente o setor de bebidas não causa grande impacto no cálculo final do índice. Porém a grande variação dos preços no setor em setembro tiveram uma participação expressiva no resultado de elevação de preços em 0,72% nos produtos para a indústria.

Em um primeiro momento, comenta Brandão, o IBGE pensou que o aumento de preços no setor estivesse relacionado com o aumento do imposto no setor de bebidas. Porém, o governo acabou postergando a entrada em vigor do reajuste do valor do imposto e isso não poderia ter impactado os preços das bebidas em setembro.





O IBGE cogita que o aumento de preço tenha sido resultado de um reposicionamento das bebidas dentro do conjunto do mercado brasileiro.

Por Matheus Camargo



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *