Setor público gasta bilhões com pagamento de juros



  

Segundo dados do governo federal o setor público gastou cerca de 13,844 bilhões de reais no mês de setembro somente com o pagamento de juros. As informações foram publicadas nesta última terça feira, dia 30 de outubro, pelo Banco Central. Esses dados mostram que em relação a agosto de 2012 houve uma queda do pagamento de juros da divida da pública nacional. Em agosto, foram pagos cerca de  19,118 bilhões de reais.

Os dados mostram que o governo central gastou em agosto cerca de 4,805 bilhões de reais com pagamento de juros. Já os estados e municípios gastaram juntos cerca de 8,827 bilhões de reais com pagamento de juros neste mês.

No resultado acumulado do ano os gastos com juros do setor público brasileiro consolidou o montante de 161,424 bilhões de reais. Isto é equivalente a 4,96 % do Produto Interno Bruto brasileiro. Para os valores acumulado nos últimos 12 meses, os gastos do setor público com o pagamento da dívida está em 220,623 bilhões de reais ou um montante equivalente a 5,08% do PIB.





Segundo o Banco Central, o gasto total com juros no ano de 2012 está abaixo do total gasto no ano de 2011. Este resultado é proporcionado pela trajetória de queda da taxa básica de juros Selic que tem impacto nos cálculos da dívida pública.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *