OCDE – Inflação acelera em 34 países



  

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico,  OCDE, publicou pesquisa nesta última terça feira, 30 de outubro, onde mostra que a inflação do ano de 2012 apresentou uma aceleração em 34 países.

No mês de setembro, de acordo com a pesquisa,  a inflação ficou em 2,2% mais alta em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês de agosto o índice subiu cerca de 0,4%. Segundo a organização a aceleração no índice de inflação foi puxado pela alta dos preços de energia elétrica que tiveram um aumento anual até setembro de 2012 de 5,1 %.

Ainda de acordo com a pesquisa, os preços dos alimentos apresentaram uma desaceleração ficando 2,1% mais caros em setembro. No Brasil os índices inflacionários não têm seguido essa tendência. O setor de alimentos vem puxando de maneira constante nos últimos meses o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE.





Excluindo o grupo de produtos que mais subiram o núcleo da inflação medida pela OCDE a taxa desacelerou em 6% no mês de setembro em relação a agosto. A inflação é medida em 34 países que fazem parte do bloco econômico.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *