IBGE – Desemprego aumenta em São Paulo



  

O IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentou estudo em que mostra que a região metropolitana de São Paulo teve aumento de desemprego em setembro. Segundo os dados do IBGE, o aumento foi considerável. Em agosto, a taxa de desempregado em São Paulo estava em 5,8% da população economicamente ativa, esse valor subiu para 6,5% em setembro.

Segundo a pesquisa, não houve redução do número de vagas de emprego, mas sim um aumento no número de pessoas buscando vagas. A taxa de desemprego nacional também subiu de 5,3% em agosto para 5,4% em setembro. Com esses dados, a soma da população desempregada no país subiu para 1,3 milhão de pessoas no mês de setembro. O que corresponde a um aumento de três por cento em relação a agosto.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a taxa diminuiu. Em setembro de 2011 eram 8,6% da população ativa que estava a procura de emprego. A população com ocupação remunerada somou 23,2 milhões de pessoas no mês. Equivalente a um aumento de 0,9 por cento frente a agosto.





Assim 212 mil conseguiram arrumar ocupações para prover seu sustento nesse período. Em relação ao ano passado, o aumento é de 512 mil pessoas a mais com empregos, frente À setembro de 2011. Isso representa um aumento de 2,3 por cento no número de trabalhadores.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *