IPC-S – Alta nos preços na 3ª semana de outubro de 2012



  

Segundo dado do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) medido na semana passada, 68,53% dos produtos pesquisados tiveram reajustes de preços para cima. Esse indicador chamado de difusão do IPC-S mantém-se na mesma taxa que da segunda semana de outubro.

O resultado geral é que o IPC-S da terceira semana deste mês apresentou uma variação negativa de 0,05%, o que deixa a inflação acumulada pelo índice em 0,57% para o mês de outubro, até agora. Na semana passada os preços dos produtos pesquisados no IPC-S apresentaram uma alta em média de 0,62%.

No mesmo período do ano passado o índice de difusão do IPC-S apresentou uma alta em 61,22% dos produtos. Na primeira semana de outubro 70,29% dos produtos apresentaram alta de preços.  Em declaração para a Agência Estado, um pesquisador do IBGE afirmou que essa taxa do índice de difusão do IPC-S é "um número alto para padrões de média histórica. Estamos vivendo um momento de pressão (inflacionária) bem generalizada".





Reiterando que " não é descontrolada, tampouco é um patamar desejável", o economista faz coro com outros analistas da situação que vêem com preocupação o aumento do índice inflacionário nos meses de agosto e setembro.

Por Matheus Camargo

Fonte: UOL



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *