Modernização da Agropecuária Brasileira – Atlas do Espaço Rural Brasileiro 2012



  

Segundo dados de uma pesquisa do IBGE, a agropecuária brasileira se modernizou nos último ano. Nessa sexta-feira, dia 19 de outubro, o IBGE lançou o Atlas do Espaço Rural Brasileiro, com pesquisas sobre a situação da agricultura no Brasil. De acordo com a publicação, a mecanização e a irrigação aumentaram significativamente no país desde 2006.

No setor da pecuária bovina, o uso de transferências de embriões, razões industriais, inseminação artificial e tecnologias de rastreamento de animais, são as principais novidades.

Segundo o Atlas, o Brasil possuiu 5,3 milhões de empresas agropecuárias, possuídas por 3,9 milhões de pessoas. Delas, 82% são analfabetos ou não completaram o ensino fundamental. A participação das mulheres como proprietárias rurais é de aproximadamente 13% e elas possuem melhor índice de escolaridade que os homens.





O documento mostra também que o bioma (um conjunto de ecossistemas próximos) mais impactado pelo agronegócio é a região do Pampa Gaúcho, que possui mais de 70% de sua extensão ocupada para uso do agronegócio. Na sequência dos biomas mais afetados estão: o Pantanal (com 69% de ocupação), a Mata Atlântica (com 66% de ocupação) e o Cerrado (com 59% de ocupação). 

Fonte: O Estado de São Paulo

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *