Fundos Imobiliários – Aumento no Número de Investidores em 2012



  

Dados coletados nos pregões da Bovespa mostram que as aplicações em fundos imobiliários tiveram uma expressiva alta esse ano. O número de investidores nos fundos imobiliários passou de 35.282 para 46.959, até o fim de agosto de 2012.

O motivo é o rendimento expressivo dos fundos. Segundo o índice Ifix, que mede o comportamento de 44 fundos de investimento na Bolsa de Valores de São Paulo, o papeis dos fundos imobiliários tiveram uma alta de 31,5% entre julho e setembro deste ano,  enquanto o índice da Ibovespa para as principais ações brasileiras tiveram ganhos de apenas 4,27%.

Os fundos imobiliários são criados por investidores, que juntam seus recursos para aplicar em vários imóveis. Eles pagam um retorno sobre o investimento inicial com alugueis ou através da venda de imóveis com valorização.





Com as altas de preço no mercado imobiliário brasileiro nos últimos dois anos, os fundos têm retribuído cada vez mais seus investidores. Porém, alguns analistas começam a lançar um sinal amarelo sobre o crescimento dos fundos, pois há rumores de que o mercado imobiliário está inchando seus preços acima do padrão da demanda.

Um pesquisador do Instituo Insper avalia que: "Se as taxas de juros continuarem caindo e os bancos continuarem dando crédito, dificilmente os preços dos imóveis vão cair". Resumindo, a avaliação comum entre os economistas e analistas é de que os preços devem se manter altos no mercado imobiliário no próximo período.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *