Bovespa – Ações de empresas brasileiras mais valorizadas esse ano



  

As ações das empresas brasileira na Bovespa tiveram juntas uma valorização de 6,4% esse ano contra o ano passado. São 295 companhias que possuem papeis que são negociados na Bolsa de Valores de São Paulo ela valem em conjunto 2,3 trilhões de reais. Esse resultado desconsidera ainda o bom desempenho da Bovespa na segunda-feira, 15 de outubro, quando o pregão fechou em alta de 0,74%.

A líder nos ganhos da bolsa de valores foi com as ações da cervejaria Ambev. O valor de mercado da empresa está em 230,3 bilhões de reais e obteve um crescimento esse ano de quase 43 bilhões de reais. A empresa que mais teve redução no seu valor de mercado foi a OGX, de Eike Batista. Ela perdeu em 2012 quase 26 bilhões em seus papeis negociados na bolsa.

No quadro geral, os piores desempenhos das ações de empresas brasileira em 2012 estão associadas as empresas do setor elétrico e os bancos. Dentre eles o que sofreram mais desvalorização em suas ações foi o Itaú Unibanco, que vale menos dez bilhões de reais no resultado acumulado desse ano.





Analistas atribuem essa desvalorização nos papeis dos bancos à política proporcionada pelo governo federal de impulsionar a competitividade no setor com corte das taxas de juros e valor de tarifas na Caixa e no BB.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *