Serasa – Consumidores buscam menos crédito



  

Segundo o indicador Serasa Experian, agência de informação financeira do Serasa associada a empresa internacional de dados financeiros Experian, a procura por crédito por parte dos consumidores caiu em 16,5% no mês de setembro deste ano em relação ao mês passado. Isso interrompeu uma seqüência de duas altas nos meses anteriores. De acordo com a pesquisa, isso representa uma queda de 9,0% em comparação com o ano passado, no mesmo período.

A Serasa Experian afirma que esse resultado deveu-se aos dias úteis de setembro serem em número excepcionalmente pequeno. Em setembro de 2012 foram apenas 19 dias úteis, enquanto em setembro de 2011 foram 21 dias e agosto deste ano 23. Quando os dados sobre consumidores buscando crédito são analisados por dia o mês de setembro apresenta uma de 1,1% em relação ao mês de agosto. O que demonstra que a queda expressiva não revela uma fuga dos consumidores do mercado de crédito.





Segundo os economistas da Serasa Experian esse crescimento é o produto de diversas causas: “as reduções das taxas de juros, o recuo gradual da inadimplência e a manutenção de taxas de desemprego historicamente baixas".  Na análise por região os dados mostram que a menor queda no mês de setembro se deu na região sul, menos 14,5%, e a maior no nordeste com menos 17,6% de consumidores à procura de crédito.

 Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *