Balança Comercial Brasileira – Superávit em setembro de 2012



  

Em setembro de 2012 a Balança Comercial Exterior do Brasil manteve seu superávit com um saldo positivo de 2,6 bilhões de dólares. No entanto, o desempenho não foi tão bom quanto o do mesmo período do ano passado, quando o superávit alcançou 3,1 bilhões de dólares.

Os resultados desse ano representam uma queda de menos 17% do que o do mesmo período do ano passado. As importações em setembro ficaram no patamar de 17,6 bilhões e as exportações em 20,4 bilhões.

Outro fator importante apontado nesse resultado é que diversos analistas de mercado esperavam um desempenho melhor da balança de comércio exterior do Brasil. As avaliações projetavam um desempenho entre 2,3 e 3,2 bilhões de dólares. O resultado chegou perto do mínimo esperado. No ano o Brasil acumula um superávit da balança comercial de 15,7 bilhões com esse resultado de setembro.

Os dados da balança apontam que houve um decréscimo no ritmo das exportações de produtos brasileiros no último mês, com taxa de menos 5,1% quando comparado ao mesmo período do  ano passado.





A baixa no ritmo de exportações foram puxadas, especialmente, pela queda da venda de produtos semimanufaturados, que variaram menos 15,6%. Os produtos básicos –  como o minério de ferro, aço e óleo de soja –  tradicionais carros-chefe das exportações brasileiras também registraram queda de menos 7,9%.

Por Matheus Camargo

Fonte: FEBRABAN



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *