IGP-M – 1º decêndio de agosto



  
IGP-M do 1º decêndio de agosto teve variação de 1,21%

Segundo a FGV, a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do 1º decêndio de agosto (medido entre 21 e 31 de julho) teve variação de 1,21%.

O índice serve como base para o reajuste dos aluguéis, e no acumulado dos últimos 12 meses terminados em agosto, ficou registrado em 7,49%.

Os preços medidos pelo IPA (Índice de Preços por Atacado) tiveram variação de 1,25% para 1,73%, no período analisado. Já, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) registrou 0,39% ante 0,79% da última análise feita.

Outro índice que integra o IGP-M, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), apresentou desaceleração no 1º decêndio de agosto, ficando em 0,08% contra 0,19% registrado um mês antes.





Sobre o IGP-M:

O cálculo do IGP-M é composto pelo IPC, IPA e INCC. Esses indicadores medem a inflação de alguns itens, como: bens de produção, bens de consumo, preços de aluguéis, transportes, condomínios, entre outros.

Portanto, o Índice Geral de Preços – Mercado mede os níveis de inflação para toda a população, sendo utilizado para o cálculo dos reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e planos de saúde (para contratos antigos).



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *